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Tudo o que você precisa saber para montar seu negócio digital

  • 11 de fevereiro de 2020
  • Leonardo Sousa
  • Você deseja montar uma empresa digital? Então, já saiba que precisa ter um bom plano de negócios e investir nas ferramentas e tecnologias certas. Afinal, os negócios digitais, como aplicativos e sites que oferecem serviços, precisam estar acessíveis por diversos canais e devem atender às demandas do mercado com agilidade.

    A busca por recursos como contabilidade digital, sites de cupons de descontos e ofertas de viagens, por exemplo, não param de subir. E você pode e deve investir nesses setores.

    Veja, então, nas próximas linhas, tudo o que você precisa para montar e deslanchar seu negócio digital!

    Esteja atualizado e conectado

    Mais do que ter acesso à internet e um bom site, você precisa estar acessível a quem necessita seu serviço. Ou seja, deve estar online, fulltime. Para isso, tenha um bom atendimento, inclusive através de chatbots, e use o máximo de canais possíveis para ser encontrado.

    Assim, aposte em redes sociais e aplicativos de mensagens, por exemplo. Além deles, esteja sempre atualizado, acompanhando as tendências de mercado e as novas necessidades dos consumidores. Afinal, o comportamento dos clientes e suas buscas mudam muito rápido atualmente.

    Algumas boas saídas para se manter atualizado são:

    • Participar de eventos do setor;
    • Marcar presença em workshops;
    • Fazer cursos, inclusive online;
    • Ser ativo em blogs, grupos e fóruns.

    Aposte em ações de Marketing

    Muito além da propaganda, o Marketing hoje precisa ter o objetivo de aproximar a sua marca dos possíveis clientes. De forma gentil e honesta. Nesse sentido, aposte em conteúdos de valor, especialmente vídeos e artigos, que resolvam problemas reais do público-alvo.

    Assim, você conquistará seguidores e até defensores da sua empresa. Pense sempre no longo prazo, usando ferramentas variadas de comunicação para construir um relacionamento duradouro e de confiança.

    Lembre-se também que, mesmo que seu negócio seja digital, vale a pena avaliar o uso de recursos offline para entrar em contato com seus prospects. O telefone e a boa e velha visita presencial, por exemplo, ainda garantem bons resultados em alguns setores, especialmente os mais tecnológicos e de processos de vendas complexos.

    Utilize diversas ferramentas para negócios digitais

    Aqui, entram especialmente os recursos online, já que é através da internet que a maior parte das suas negociações e propostas irão ocorrer. Vale, então, investir em:

    • Blogs e sites, mantendo-os atualizados constantemente.
    • Produção audiovisual, seja com podcasts, vídeos, webnários, tutoriais, aulas online e ao vivo ou audiobooks. Se possível, tenha um canal no YouTube, com postagens recorrentes;
    • Banco de imagens, você pode usar os gratuitos, desde que utilize fotos e ilustrações que tenham sinergia com o seu negócio digital. Assim, Pixabay, Freepik e Pexels são boas opções;
    • Ferramentas de automação de Marketing Digital. Aqui, entram plataformas de integração de diversos apps e recursos. Um bom exemplo são landing pages (páginas de captura de leads), elaborar ambientes para cursos online, gerenciar funis de vendas, entre outros.

    Por fim, não se esqueça de que para ser um empreendedor digital de sucesso você precisa ter iniciativa, ser dinâmico, organizado, correr atrás e ser um líder nato.

    Além disso, deve ter visão de futuro, ou seja, acompanhar a transformação digital e apostar em tecnologias novas e que remodelem seu negócio e processos ao longo do tempo. Fique atento e boas vendas!

     

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