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Para que serve o Marketing de Conteúdo?

  • 4 de junho de 2018
  • Leonardo Sousa
  •  

    Uma clara definição sobre Marketing de conteúdo é: estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar a ação lucrativa do cliente.

    O Marketing de conteúdo serve para beneficiar um público claramente definido. É com ele que se passa a entender os desejos, necessidades, interesses, dúvidas, preocupações e pontos problemáticos dos seus clientes em potencial. E isso só acontece com conteúdo valioso, relevante e consistente – mas para quem? Para o seu público.

    Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

    Obviamente, o objetivo final do marketing de conteúdo é desenvolver um negócio. No decorrer de alcançar essa meta, existem alguns outros benefícios que o marketing de conteúdo pode ajudar os donos de empresas, como:

    • Criar uma ampla consciência do seu negócio;
    • Aumentar o tráfego para o seu site;
    • Aumentar o número de pessoas na sua lista de contatos;
    • Construir vínculo com o cliente nas redes sociais;
    • Aumentar as vendas;
    • Melhorar as taxas de retenção de clientes;
    • Aumentar o número de referências de clientes;
    • Construir redes profissionais.

    O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa porque autenticamente eleva o perfil do seu negócio. Ao criar consistentemente conteúdo valioso e relevante para um público-alvo específico, você pode se tornar conhecido como um especialista em seu espaço.

    Como fazer Marketing de Conteúdo

    • Defina seus objetivos de Marketing de Conteúdo

    Obter a máxima clareza é extremamente importante, e é por isso que você deve descrever seus objetivos de marketing de conteúdo e defini-los antes de começar a trabalhar em seu conteúdo.

    • Conheça seu público-alvo

    Entender seu público-alvo e seus desejos é crucial para obter sucesso. É uma das etapas mais importantes que você precisa seguir para criar uma base sólida para o seu conteúdo.

    • Concentre-se no seu melhor cliente;
    • Saiba o que seus clientes realmente se preocupam;
    • Tenha metas.

    Escolha o meio

    Não pode haver uma estratégia de marketing sem um plano de marketing bom e confiável. Neste caso, estou falando sobre a seleção dos canais em que você deseja distribuir o seu conteúdo e, claro, o tipo de conteúdo que você deseja distribuir:

    • Postagens no blog;
    • Vídeos do Youtube;
    • Infográficos;
    • Guias e tutoriais que podem ser baixados gratuitamente (até mesmo e-books);
    • Podcasts (gravações de áudio);
    • Conteúdo de mídia social valioso.

    Criando conteúdo objetivo

    Para o conteúdo que você criar, ajudá-lo a crescer e atingir as metas de negócios. Você precisa conectar seus esforços de marketing de conteúdo aos seus principais objetivos de negócios. Ou então não adianta produzi-lo.

    Embora seja essencial criar um bom conteúdo, isso não deve ser feito sem objetivo. Sua organização ou empresa também deve ter uma intenção sólida por trás da criação.

    Procure publicar conteúdo que ajude você a alcançar os três objetivos de negócios reais a seguir:

    Objetivo 1: gerar conscientização

    Criar consciência é o primeiro passo para construir o relacionamento com seu público-alvo. Se o seu público não estiver ciente do seu produto ou da empresa por trás dele, será difícil gerar leads e fechar vendas.

    Para criar uma consciência sólida, você deve trabalhar na produção de conteúdo informativo em torno de suas palavras-chave ou tópicos de destino.

    Objetivo 2: demonstrar especialização

    Demonstrar sua experiência em seu nicho ajudará você a se conectar com seu público em um nível mais alto. Seus clientes-alvo verão você como alguém em quem podem confiar. É por isso que você deve criar conteúdo que instrua seu público e os ajude a perceber que o que você oferece é diferente de sua concorrência.

    Exemplos desse conteúdo incluem E-Books, estudos de caso e boletins informativos.

    Objetivo 3: obter referências

    Toda empresa precisa de referências para crescer. Todo o processo de obter uma referência de seus clientes se torna mais simples quando você tem um processo formalizado estabelecido.

    Lembre-se: quando você interage com seus possíveis clientes, você tem a oportunidade de usar ou integrar o conteúdo de referência em cada interação. Isso não só ajuda você a gerar mais referências, mas também cria uma imagem positiva na mente do seu cliente. Eles começam a ver seu conteúdo de referência como uma forma de ajudar outras pessoas em sua rede.

    Exemplos desse conteúdo incluem vale-presente, cupom e vídeos de referência.

    Acompanhamento dos KPIs de marketing de conteúdo

    Você tem que garantir que cada passo que você está tomando com o seu conteúdo é calculado. Isso ajuda a reduzir o risco geral de colocar os esforços na direção errada.

    Independentemente de o seu negócio estar utilizando extensivamente o marketing de conteúdo, ou você é completamente novo nele, você precisa manter dados e análises críticos em primeiro plano. Esta é a única maneira que você será capaz de obter um melhor retorno do seu investimento a longo prazo.

    Os principais indicadores de desempenho ou KPIs são cruciais para a execução de uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. Para gerar o tipo certo de resultados, você precisa conhecer e avaliar as métricas apropriadas regularmente.

    KPI 1: total de visitas

    O número de pessoas que visitaram seu website e consumiram seu conteúdo é um KPI crucial para manter uma guia.

    KPI 2: taxa de rejeição

    Muitos negócios que usam o marketing de conteúdo ignoram a importância da taxa de rejeição, que não é nada além da porcentagem de visitantes que acessam o botão de saída sem explorar outras páginas do seu site. Ter uma alta taxa de rejeição significa que seu conteúdo não está funcionando da maneira como é feito.

    KPI 3: taxa de conversão

    O acompanhamento da taxa de conversão é importante para qualquer empresa que queira melhorar seus números de vendas com a ajuda do conteúdo. A taxa de conversão é simplesmente a porcentagem de usuários que tomam as medidas que você deseja, tais como participar de seu boletim informativo, comprar seu produto, etc. Seu objetivo deve ser alcançar uma taxa de conversão igual ou superior aos padrões do setor.

    Conclusão

    Saber como executar uma estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa é definitivamente algo importante. No entanto, lembre-se de que, mesmo depois de planejar cada etapa da sua jornada de marketing de conteúdo, haverá tempos incertos. Então você deve estar pronto para enfrentar obstáculos e desafios que você não planejou.

    Essa é a única maneira de você se manter à frente da concorrência e criar uma base sólida para seus esforços de marketing de conteúdo.

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