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Melhore as conversões do seu site com uma landing page

  • 4 de junho de 2018
  • Leonardo Sousa
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    Sua empresa sempre pode se beneficiar de páginas de destino de alta conversão. Taxas de conversão mais altas significam mais clientes e mais clientes significam mais potencial de lucro.

    O objetivo da sua página de destino é capturar leads e aquecê-los antes de enviá-los ainda mais para baixo no funil de vendas. Pense na sua landing page como uma obra de arte.

    Cada detalhe da sua página deve ter um propósito mais profundo para estar lá, do que a necessidade de preencher o espaço. Desde o tamanho e a cor do seu botão de call-to-action até o tamanho da sua cópia, cada escolha que você fizer deve ter um raciocínio estratégico por trás dela. Depois de ter uma base para a sua página, é hora de testá-la.

    Mas um ingrediente importante que muitos empreendedores online tendem a negligenciar, especialmente aqueles que estão apenas começando, é a conversão. Em outras palavras, você precisa levar as pessoas ao seu site, mas elas também precisam fazer alguma coisa. Caso contrário, é como pegar e soltar a pesca.

    Na verdade, quase todos os negócios on-line de sucesso dependem da conversão de tráfego para leads  e clientes. Há uma abundância de empresas on-line que aterram uma tonelada de tráfego e ainda bombardeiam, e muitos sites com tráfego relativamente baixo que matam. Mas se o seu site não estiver convertendo, sua empresa simplesmente não durará. É por isso que, antes de se matar, para obter todo esse tráfego para o seu site, você precisa otimizá-lo para conversão .

    Aprenda a amar suas páginas de destino

    Uma das melhores maneiras de converter seu tráfego em leads e clientes é criando páginas de destino. Para quem não conhece, uma landing page, no contexto do marketing online, é simplesmente uma página web autônoma, independente do seu site principal, projetada com um único objetivo.

    Todos os recursos na página apontam o visitante para fazer uma coisa, muitas vezes coletando um endereço de e-mail para cultivar um lead de vendas ou roteando-o para “clicar” em uma página de registro ou carrinho de compras.

    Por esse motivo, as páginas de destino têm altas taxas de conversão. Você pode aperfeiçoar o restante do seu site com o objetivo de enviar tráfego para suas páginas de destino. Mesmo todos os seus anúncios devem enviar pessoas para uma página de destino, não para uma página inicial.

    Não engane as perspectivas

    Quando alguém clica em uma página de destino, espera ser levado diretamente para o que está procurando. Com isso em mente, não divulgue falsamente suas páginas de destino. Seus visitantes clicaram no título por um motivo, então dê a eles o que procuraram.

    Fornecer aos seus clientes em potencial as informações, o recurso para download, o vídeo ou outro elemento que eles estejam pesquisando os impulsionará a realizar uma ação e converter os visitantes em leads. Você não deseja que potenciais leads cheguem ao seu site apenas para conquistar mais espectadores. Forneça a eles o que vieram para alcançar suas metas de conversão.

    Mantenha a linguagem concisa

    Verifique se você está respondendo à pergunta do público imediatamente. Livrar-se de linguagem “fofinha” que não pertence ao tópico da página ou o que está sendo oferecido – mantê-lo claro, conciso e direto para os leitores.

    Não se esqueça do CTA (call-to-action)

    Embora o texto principal da sua página de destino, que é conciso e relevante para a oferta, ajude a atrair visitantes, o CTA que você coloca na página é o que realmente os converte em leads.

    Certifique-se de que qualquer idioma incluído no CTA seja direto e acionável, como “Faça o download agora” ou “Receba nosso e-book”. Isso ajudará a guiar os clientes em potencial até a próxima etapa depois de lerem a página de destino.

    Além disso, pense nas cores e fontes do CTA. Se eles não se encaixam bem com o resto do seu site, é provável que eles desativem os visitantes ao clicar neles.

    Otimização para celular

    O celular está dominando o cenário digital nos dias de hoje. Isso significa que otimizar seu site, especialmente suas páginas de destino e preenchimentos de formulário, para dispositivos móveis, ajuda muito a converter visitantes em leads e mantê-los como clientes. Espera-se que o uso móvel cresça nos próximos anos, portanto, as empresas que não criaram versões móveis de seus sites precisam fazê-lo agora ou correm o risco de perder potenciais leads.

    Você corre o risco de perder leads se não otimizar seu site para dispositivos móveis

    Inclua elementos visuais

    Embora um CTA sirva como algo visual para os visitantes, considere a adição de outros componentes.

    Você tem depoimentos de clientes, demonstrações de produtos ou outros tipos de vídeos que você pode colocar em uma landing page? Vá em frente! Incluir um vídeo em uma landing page pode aumentar as conversões em até 80%.

    Ou pense em adicionar animações personalizadas ou infográficos. Quanto mais sua página de destino chamar a atenção, mais provável é que os clientes em potencial permaneçam nela e passem para a próxima etapa.

    Revisitar, revisar e retestar

    Talvez você já tenha criado a página de destino perfeita, mas não está trazendo os mesmos resultados que antes. Ou talvez você tenha seguido as práticas recomendadas da página de destino para um outro destino, mas ainda não está vendo muito sucesso.

    Seja qual for o caso, verifique se você está constantemente revisitando, revisando e testando novamente suas páginas para garantir que elas ainda sejam eficazes na conversão de visitantes. As tendências do consumidor e do mercado estão mudando o tempo todo, assim como os ativos on-line que você está oferecendo aos clientes em potencial.

    Pode ser tão simples quanto atualizar o CTA ou o recurso para download ou pode reformular toda a estratégia da página de destino. Independentemente da alteração, observe como isso afeta o tráfego do seu site e gera conversões para descobrir se ele é bem-sucedido ou não.

    As páginas de destino devem ser vistas como uma extensão do seu departamento de vendas. Eles devem fornecer as informações certas aos clientes em potencial e orientá-los para a próxima etapa do processo. Assim, garantir que você esteja sempre seguindo as práticas recomendadas da página de destino aumentará suas conversões de leads e suas metas gerais de marketing.

    Se você quer criar uma página de conversão (langind page) para seu site, clique aqui.

     

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