Fechar

Blog

#contece-se com nossas novidades

Empreendedorismo digital: invista em suas ideias para ganhar dinheiro na internet

  • 1 de outubro de 2019
  • Leonardo Sousa
  • O constante avanço da tecnologia faz com que os meios de negócios estejam sempre em renovação, o que torna o empreendedorismo digital cada vez mais presente e necessário no dia a dia.

    Até pouco tempo, os meios mais eficazes para divulgar uma ideia ou empresa eram via outdoor, distribuição de folhetos ou até mesmo propagandas no rádio ou na televisão. Esses métodos não são eficientes para segmentação de público alvo, além de terem um alto custo, o que os torna ultrapassados se comparados às novas tecnologias digitais.

    O empreendedorismo digital consiste na utilização da internet para propagação de marcas ou ideias. É um novo modelo efetivo de negócio, e com ele qualquer ideia que possibilite vendas ou prestação de serviços à distância pela internet pode ser posta em prática.

    Uma forma eficaz de empreender pela internet é pelo desenvolvimento de um produto próprio, como um site ou aplicativo para smartphone.

    Começando a planejar seu empreendimento digital 

    A primeira coisa que deve ser pensada é que tipo de produto ou serviço será oferecido, e então determinar em qual nicho do mercado se encaixa para assim ter um direcionamento mais específico para seu público alvo.

    O próximo passo é fazer uma análise detalhada do que já é oferecido por outras empresas naquele ramo. Desta forma, poderá conhecer seus concorrentes e tentar aprimorar possíveis erros.

    Feito esse reconhecimento de mercado, o passo seguinte é elaborar um planejamento de metas a serem batidas diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Deve-se planejar, inclusive, os métodos a serem utilizados para alcançar tais metas.

    A próxima etapa é montar um protótipo do seu negócio. Para isso, pode ser utilizada a criação de um MVP (Minimum Viable Product). O MVP nada mais é do que uma forma de desenvolver a ideia do seu projeto, em versão teste e simplificada com o mínimo de dinheiro e tempo empenhado, para que possa ser possível executar testes operacionais. Um exemplo de MVP são as versões betas de aplicativos.

    Com a versão teste pronta, promova pesquisas de opinião para analisar a aceitação do projeto e possíveis críticas e acertos, procure ajuda de especialistas no mercado e promova testes A/B, cuja ideia é realizar duas versões do mesmo negócio mudando apenas uma variável, com a finalidade de constatar qual foi mais efetiva.

    Com o feedback recebido, será possível alinhar melhor o seu produto às necessidades e exigências do mercado, aumento assim as chances de sucesso.

    O último passo é o investimento em propagandas do seu negócio online com o marketing digital. Para isso, podem ser desenvolvidas estratégias de interações com o público por meio de interações em redes sociais, blog ou e-mail.

    Por meio do marketing digital é possível atingir os contatos certos por meio da segmentação, ou seja, somente quem tiver o perfil ideal para sua ideia de negócio lançada. A utilização desse modelo de marketing pode atingir pessoas de qualquer lugar, o que facilita muito a venda de produtos ou execução de serviços via internet.

     

    Quer tirar sua ideia do papel e precisa de um parceiro para o desenvolvimento do seu site, sistema ou aplicativo? Fale com nossa equipe – clique aqui

     

    Rua Vila Rica 836 . Sala 9 - Bairro Padre Eustáquio
    CEP: 30720-380 - Belo Horizonte/MG

    Atendimento

    31 2552-7785

    31 2552-7718