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Criando conteúdo digital de qualidade

  • 9 de julho de 2018
  • Leonardo Sousa
  •  

    A produção de conteúdo digital tem o objetivo de atrair pessoas qualificadas quando elas já estão ativamente procurando respostas, oferecendo a elas conteúdo que irão educar e ajudar na tomada de decisões de compra.


    1. Quem é o seu público?

    Seja realmente específico. Esta é provavelmente a parte mais difícil, mas é a peça central de toda a estratégia. A maneira mais rápida de fazer isso é revelar o que você sabe sobre seus clientes existentes. No entanto, se você não tiver clientes existentes ou não tiver personas de compradores para seus clientes atuais, precisará fazer uma pequena escavação.

    O desenvolvimento de personas pode ser aprofundado, mas existem algumas maneiras rápidas de começar a pesquisar seu público-alvo. Estude os concorrentes, leia relatórios de analistas da indústria, vá a fóruns e redes online profissionais, use Facebook, conduza pesquisas e entrevistas, e faça divulgação fria por e-mail e mídia social.

    2. Onde eles ficam online?

    Isso deve sair como parte da identificação do seu público (a etapa anterior). Descubra exatamente onde eles estão on-line e não tente se espalhar muito. Lembre-se, a excelência em um ou dois canais é muito melhor do que estar apenas parcialmente presente em vários canais. Faça o seu objetivo ser visto nos lugares certos.

    3. Que tipos de conteúdo eles gostam?

    Esta informação deve vir em parte dos passos acima. Se você já determinou que seu público-alvo é principalmente do LinkedIn, eles podem gostar de artigos detalhados ou apresentações de slides. Se eles estão no Facebook, as postagens em vídeo e em listas podem se adequar ao estilo deles.

    O principal objetivo aqui é determinar em quais tipos de conteúdo seu público-alvo está e não está interessado, para que você não perca tempo criando o tipo errado de conteúdo.

    4. O que eles precisam saber e quais resultados você deseja que seu conteúdo alcance?

    Pense no seu funil de vendas e ciclo de compra. Qual conteúdo seria útil para seus clientes em potencial em cada fase? Talvez você queira que eles se inscrevam no seu webinar, façam o download do e-book, participem da sua lista de e-mails, etc. Seja qual for a oferta inicial, ela precisa ser muito, muito atraente para o público, e precisa ser gratuita.

    Pergunte a si mesmo: “O que meu público ou potencial comprador precisa saber antes de fazer negócios comigo? Que questões ou objeções eu preciso para ajudá-las a superar antes que elas estejam abertas para a ideia de me deixar ajudá-las?”.

    A beleza do bom conteúdo é que existem muitas maneiras de exibir e compartilhar. Dito isso, aqui estão algumas das maiores formas de conteúdo para comunicar sua mensagem:

    Blog e Redes Sociais: o cliente conhece sua empresa a partir do seu conteúdo digital de qualidade. Aqui se ganha autoridade e relevância. Você está fortalecendo seu alcance social com um bom conteúdo do blog e direcionando novos visitantes ao seu blog por meio de seus canais sociais.

    Marketing de vídeo: uma ótima estratégia de marketing de vídeo não apenas produz uma mensagem de contar histórias, mas também desenvolve a identidade empresa entre seu público-alvo.

    Memes: Sim, um meme é outra forma de conteúdo incrível, pois eles são hilários e têm o potencial de se tornarem virais instantaneamente.

    Infográficos: representam uma apresentação poderosa de informações ou dados valiosos de maneira visual. Para garantir que seu infográfico produz conteúdo relevante, pense em maneiras de redirecionar esse conteúdo no futuro para gerar mais leads.

    Streaming de vídeo ao vivo: Muitas marcas optam por implementar streaming de vídeo ao vivo em sua estratégia para se conectar com clientes em potencial em um nível humano-a-humano, o que melhora a experiência geral do cliente.

    De podcasts e comunicados de imprensa a gifs e resenhas, as formas intermináveis ​​de conteúdo confirmam a importância de disseminar um bom conteúdo em todos os negócios para a conquista de clientes.

     

    Leia também: Importância da produção de conteúdo digital

     

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