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Cortar os gastos ou investir em tempos de crise?

  • 16 de outubro de 2017
  • Leonardo Sousa
  • A crise econômica no Brasil vem afetando as empresas, o que causa queda nos resultados comparados há anos anteriores. Algumas empresas passaram a aderir uma posição mais defensiva e repensar suas estratégias, cortando os gastos desnecessários.

    Enxugar aqueles custos que não trazem retorno para o negócio é muito importante. Porém, infelizmente o primeiro setor que leva o corte é a área de Marketing, o que é um grande erro.  Sabe por quê?  Simples, a palavra que mais se encaixa com o Marketing é a economia.

    É o Marketing Digital que estabelece o posicionamento de mercado da sua empresa e melhora a forma como ela é vista pelos seus clientes.  Com o Marketing é possível atrair clientes, suprir as necessidades e os desejos deles, valorizar o seu produto ou serviço, gerar credibilidade para a empresa, tornar-se autoridade na sua área de atuação, tudo isso com baixo custo de investimento e possíveis altas taxas de retorno.

    Benefícios do Marketing Digital

    Mais economia: Com planejamento e estratégias especificas para agir de maneira certa, além de sempre se atualizar as novas tendências, o Marketing Digital é um recurso financeiro com menor investimento que os meios de marketing tradicional.

    Maior visibilidade: Com ferramentas e táticas que impulsionam a visualização da empresa no meio web, o Marketing Digital permite que a empresa atraia novos potenciais clientes com investimento mínimo em ações gratuitas, o que torna muito mais eficiente do que marketing tradicional.  De maneira rápida, qualquer cliente ou possível cliente, ao procurar soluções que você tem para oferecer, poderá achar sua empresa no meio web.

    Mensuração de campanhas: Com o Marketing Digital, os resultados são mais rápidos e precisos. Você consegue ver quais ações estão com melhores performances. O que permite a previsão de faturamento das empresas e um planejamento mais assertivo para trazerem maiores resultados.

    Público segmentado: Com investimento no Marketing Digital é possível reconhecer e segmentar o público alvo, ou seja, há um direcionamento assertivo para o publico que irá comprar o seu produto/ serviço. Diminuindo os gastos no investimento que aconteceriam atuando com o marketing tradicional. Deste modo, as taxas de negociações tendem a aumentar.

    Expansão da marca ou serviço: Além de segmentar o público exato para as campanhas de uma empresa, com o Marketing Digital, utilizando as redes sociais, é possível expandir o marketing, tornando sua marca ou serviço mais conhecido em diversos mercados.

    Retorno sobre Investimento (ROI): Com a utilização do Inbound Marketing (que é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas) há mais retornos sobre investimento do que com o Marketing tradicional.

    Ferramentas mais utilizadas no Marketing Digital

    Ao investir em marketing digital, você encontra uma grande variedade de opções para manter seus clientes engajados, gerando resultados para sua empresa, as principais ferramentas são: as redes sociais, o e-mail marketing, o blog da empresa e até mesmo o próprio website.

    Redes sociais

    Nas redes sociais é possível fazer publicações com custos zero ou pagos. Direcionar campanhas para o público alvo, integrar plataformas, interagir com os clientes. Para que isso aconteça de maneira certa e você atraia novos clientes, basta que conheça o seu público alvo.

    Facebook e Instagram: possuem ferramentas próprias que mensuram os resultados. Eles indicam o alcance orgânico e pago, faixa etária, gênero e localidade de cada um dos atingidos. Além de possibilitar que a publicação seja direcionada para públicos de localidades específicas ou indivíduos com idades e gêneros diferentes.

    Blog: publicando conteúdos educativos e de qualidade, de acordo com o ramo da empresa, o Blog é um meio de baixo investimento, ou quase nada, que gera credibilidade. Pois pode retirar duvídas dos clientes quanto ao seu produto ou serviço.  Além de todo conteúdo poder ser compartilhado para as outras redes sociais, linkando tudo o que você produziu. Com ele é possível mensurar o impacto sobre as pessoas e ver o que de fato elas gostaram

    Ferramentas de busca

    Investir em estratégias SEO (Otimização de sites) e em Google Adwords é umas das mais eficazes funções do Marketing Digital.  Ao determinar as palavras-chaves certas para aprimorar a busca pelo seu conteúdo no Google, isso possibilitar que seu site consiga posições de destaque nos resultados de busca e seja facilmente achado pelo cliente.

    Anúncios Google

    O Adwords é a plataforma que mostra em forma de links patrocinados os anúncios quando há realização de busca. Esses anúncios patrocinados são exibidos nos resultados de pesquisas, quando são colocadas as palavras-chave usadas nessa busca.

    E-mail Marketing

    Criação de e-mail Marketing permite atrair, criar relacionamento com clientes e propagar informações de forma automática. Além de ser uma ferramenta de baixíssimo custo para sua empresa, um dos principais objetivos do e-mail marketing é aumentar o tráfego para o seu site.

    É importante lembrar que um bom conteúdo trai o cliente e dentro disso proporciona um relacionamento agradável, um engajamento capaz de possibilitar um ótimo retorno, até mesmo, através do marketing boca-a-boca.

    É essencial manter-se a frente da concorrência a partir de um bom Marketing Digital. O mercado está em constante atualização e inovação e o Marketing Digital acompanha as tendências e mensura as ações para tomadas de decisões, a fim de obter maiores resultados.

    Para o guru do Marketing, Philip Kotler: “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos”.

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